Tipos de máscaras: quais as melhores contra a covid-19?

Tipos de máscaras: quais as melhores contra a covid-19?

Dentre os variados tipos de máscaras disponíveis e comercializados no mercado, o público em geral pode ficar confuso ao decidir a melhor opção. Por mais que muitas vezes o preço influencie na compra final, os consumidores devem ficar atentos ao que dizem os especialistas para comprar uma máscara que seja realmente eficaz e proteja contra a covid-19.

Após mais de um ano de pandemia, a máscara já virou um item fundamental de qualquer pessoa ao sair de casa. Ela é de uso obrigatório em estabelecimentos e até mesmo nas ruas. Desde o surgimento da doença, foram fabricados diversos tipos de máscaras e modelos, estilos e estampas para deixá-las mais atrativas visualmente, como é o caso das máscaras de tecido. Mas, será que ela é realmente eficaz?

Existem algumas regras e cuidados básicos para considerar na escolha da máscara que se refere ao formato, higienização do material e a forma de colocar. Confira abaixo um guia para te ajudar na escolha ideal.

Tipos de máscaras de proteção

Máscara de Tecido

Dentre todos os tipos de máscaras essas são as mais populares e as mais baratas, uma vez que podem ser reutilizadas depois de lavadas. A questão é que pesquisas apontam que esse modelo não é tão eficaz assim, ainda mais agora com as novas variantes mais infecciosas. Essa máscara deixa brechas entre a pele e o material, e pode ocorrer contaminação.

Essa máscara ainda pode ser utilizada, mas por cima ou embaixo da máscara cirúrgica para aumentar a vedação e colocando uma camada extra de proteção.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que as máscaras de pano tenham três camadas de tecido, ou seja, a camada exterior com material resistente à água (polipropileno e/ou poliéster); a do meio de material sintético ou algodão para atuar como filtro, e a interior de material que absorva a água como o algodão.

Máscara cirúrgica

Essas máscaras são descartáveis, portanto não são tão econômicas, mas são muito eficientes e conseguem filtrar partículas menores do que outros tecidos, aumentando a proteção contra covid-19.

Alguns fabricantes colocam um arame na parte superior que ajuda a ajustar a máscara no nariz e rosto de cada um, vedando melhor. Lembrando que essa máscara deve ter também três camadas de proteção, preferencialmente.

Máscara N95

Esse é um dos tipos de máscaras mais seguros para usar segundo a OMS. É utilizada por profissionais da saúde e oferece cinco camadas de proteção que se encaixam no rosto vedando todas as extremidades do nariz, bochecha e queixo. É um pouco mais cara do que as outras opções, mas garante uma excelente proteção. Fique atento aos selos para ver se máscara é original.

Máscara PFF2

Nos últimos tempos, a PFF2 ganhou mais força por oferecer alta proteção por um valor mais ajustado. Esse tipo de máscara vem com um clipe nasal e adere muito bem ao rosto.

Ela é indicada para locais mais fechados, como transportes públicos e outros locais aglomerados. Dentre todos os tipos de máscaras essa é uma das mais rígidas e evita que fique raspando no nariz, gerando mais conforto para quem usa.

Dicas para comprar

  • Confira se os elásticos prendem atrás da cabeça (e não da orelha).
  • Confira se a PFF2 tem o selo do Inmetro.
  • Se estiver escrito na embalagem que a máscara é lavável, não compre, porque as PFF2 não são laváveis.
  • Se a máscara tem costura de máquina – com linha – não é uma PFF2, porque elas são seladas.
  • A máscara pode ter a nomenclatura (S) ou (SL) na embalagem; isso simboliza a capacidade de reter partículas sólidas e líquidas à base de água (S) ou sólidas e líquidas à base de óleo ou outro líquido diferente de água (SL). Para o coronavírus, a sigla S já é suficiente.

Máscara com válvula

Esse modelo vem com uma válvula que facilita a saída de ar. Porém, essa marca não é indicada e inclusive está proibida em voos, pois se uma pessoa está contaminada ela pode expelir partículas virais e ser um risco para as outras pessoas.

Máscara de vinil ou M85

A máscara de vinil, ou M85, ficou conhecida por ser um dos poucos modelos transparentes, mas além de não ter uma boa adesão, o material não é capaz de filtrar o ar tanto inspirado quanto expirado. Ou seja, não é uma boa opção.

Face shield ou protetor facial

Essa aqui não é uma máscara na verdade, ela é colocada para cobrir todo o rosto, mas ela não protege as vias respiratórias, portanto, não filtra o ar. Ela só deve ser usada combinada com a máscara e pode funcionar como um aliado na proteção.

São muito recomendados para profissionais que trabalham em contato com pessoas como vendedores, caixa de mercado e de farmácia, cabeleireiros, garçons, dentre outros.

Como usar a máscara? (H2)

Primeiramente o importante é se certificar que a máscara escolhida cubra completamente a boca e o nariz. É essencial que nenhuma fresta entre o material e a bochecha fique aberta, por menor que seja, pois o vírus poderá entrar por ali e chegar até as narinas.

Para verificar a vedação realize esse teste: cubra a maior parte possível da superfície da máscara com as mãos e expire. Veja se o ar está vazando pelas laterais. Você pode também passar um espelho nas laterais e ver se ele embaça. Se embaçar é porque o ar está saindo.

Uma forma de garantir que a máscara não fique solta é usar uma máscara de pano por baixo ou por cima da cirúrgica para filtrar melhor, ou ainda fazer um pequeno nó no elástico para melhor fixação.

Outra dica importante é nunca encostar na máscara enquanto está usando e sempre retirar pelas alças laterais e higienizar as mãos antes e logo depois de descartar. Evite encostar nos olhos.

Conclusão

Agora você já sabe quais os tipos de máscaras mais recomendadas para usar, então fica mais fácil fazer a escolha. Porém, lembre-se que apenas usar máscara não é o suficiente para se proteger do coronavírus. A máscara deve ser utilizada em conjunto com outras práticas de proteção como uso de álcool em gel nas mãos e distanciamento social. Por isso, se possível fique em casa.

Artigo produzido por Biocam.

Fonte: OMS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?

E-book

DOWNLOAD

Mandar download para:

E-book

DOWNLOAD

Mandar download para: