Cultura da Inovação nas Infraestruturas Hospitalares

Cultura da Inovação nas Infraestruturas Hospitalares

A área da saúde ainda tem a tendência de ver a inovação como um custo, e associá-la diretamente à tecnologia. Mas inovar vai muito além do que dita o senso comum, pois a tecnologia não só veio para somar, como também para mudar os modelos de negócios.

Essa mudança fica ainda mais evidente em um estudo recente da Consultoria McKinsey, que aponta que 75% das pessoas esperam utilizar serviços digitais no setor da Saúde no futuro. A pesquisa ainda constatou que os hospitais conectados são 50% mais propensos a aumentar suas participações no mercado e ainda elevar as margens de lucro, em comparação aos seus concorrentes que não têm acesso à tecnologia.

O incentivo à inovação busca justamente construir novos modelos de negócios, se antes o foco era no tratamento e cura de doenças, hoje,  com uma visão 360, entendemos a busca pelo autocuidado e a medicina preventiva. A cultura da inovação coloca o usuário e as suas necessidades no centro dos negócios. É pensar na relação que o usuário terá com a organização do momento em que ele o procura, até após a sua alta.    

Uma boa gestão de saúde é pensada estrategicamente, para se ter a melhor experiência  possível com os usuários e colaboradores envolvidos. E para que isso aconteça, o melhor caminho é ouvi-los, e a partir disso, testar e implementar as ideias que forem viáveis. Estar aberto aos feedbacks é muito importante nesse processo.

Além disso, a cultura de inovação na saúde precisa ser transversal. Não adianta ter apenas um laboratório de inovação isolado, que sequer se comunique com os outros departamentos, esse não é o propósito da inovação. 

O setor da saúde precisa avançar e para que isso aconteça é necessário que haja inovação, mais do que apenas uma opção, se trata de conseguir acompanhar as tendências que chegaram com força total. Caso contrário, corre-se um grande risco de se afogar em modelos tradicionais ultrapassados e ainda pior, serem ineficientes em garantir a qualidade que um ambiente hospitalar precisa ter.

Nós da AFS, estimulamos a saúde digital e oferecemos soluções inteligentes, vem inovar com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?

E-book

DOWNLOAD

Mandar download para:

E-book

DOWNLOAD

Mandar download para: